Plano de aula
Objetivos Gerais:
· Identificar
várias interpretações da História sobre o mesmo fato.
· Comparar fatos
históricos.
· Situar no espaço
e tempo a época do regime militar no Brasil.
· Planejar e
executar com clareza a socialização de ideias trabalhadas em grupo.
Objetivos Específicos:
· Promover a
reflexão sobre as diferentes opiniões existentes em relação ao período iniciado
em 1964.
· Refletir e
discutir em sala de aula sobre as mudanças políticas ocorridas no período da
ditadura até o período atual.
. Compreender Cidadania e Constituição do Brasil.
Justificativa: 50 anos do Golpe Militar, marco histórico do Brasil. Nossos alunos não podem passar por essa data sem ao menos compreender o qual a importância dessa data.
Recursos didáticos:
Slides/ Data show
Atividades impressas
Pesquisa em laboratório
Conteúdo e atividades:
CONSTITUIÇÂO DO BRASIL: ”ART 14” (BRASIL, 1988).
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e
pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei,
mediante:
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Atividades:
1- A Constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece as
informações acima. Veja e responda as questões abaixo:
a) Qualquer pessoa
pode ocupar o cargo de prefeito ou existem restrições?
b) Quem pode votar
para prefeito e vereador?
c) Que restrições são
feitas aos analfabetos? Por que se diz que ele não é um cidadão pleno?
d) Qual a idade mínima
para uma pessoa se candidatar aos cargos políticos?
e) Quais são as
condições para uma pessoa se tornar elegível?
f) O que é voto facultativo
e que pessoas se beneficiam dessa lei?
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CIDADANIA:
Cidadania [latim civitas, significa "cidade"], é um
conjunto de liberdades e obrigações políticas, sociais e econômicas ao qual
um cidadão está sujeito em relação à sociedade em
que vive.Cidadão "[De cidade + -ão], indivíduo no gozo dos
direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres
para com este. (Dicionário Aurélio)".
1-. O conceito de cidadão grego – a partir do ano 594 a.C. -
associa-se ao modelo de organização política ateniense no qual os nascidos em
seu território tinham a prerrogativa de participar diretamente das decisões
políticas da cidade. Esta fórmula, entretanto, não entendia como iguais todos
os moradores daquela cidade-estado restringindo a cidadania aos homens
livres. Em Roma o termo cidadão não apresentava o mesmo principio de
igualdade observada na Grécia existindo uma separação de ordem social
reservando aos chamados patrícios o direito de ocupar cargos de
governo.
2-. O cidadão moderno – A partir do enfraquecimento do estado
absolutista observaremos a ideia de cidadania associada ao principio da
igualdade entre as pessoas ao contrário do fundamento de privilégios
característica dos regimes monárquicos europeus até o final do século XVIII.
A ideia de igualdade, presente, sobretudo no chamado pensamento iluminista,
nasce amparada nos princípios do liberalismo econômico baseada, portanto, na
ação do indivíduo em busca das melhores condições para a sua sobrevivência.
3-. O termo cidadania, em nossos dias, está associado ao exercício
pleno dos direitos políticos, econômicos e sociais da pessoa cuja aplicação
está associada diretamente a forma de organização do estado.
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1- Sobre o texto acima
marque as afirmativas verdadeiras.
2-
a) -----------Em
Atenas todos os moradores da cidade eram considerados cidadãos.
b)
c) -----------Em Roma
só os patrícios tinham direito de ocupar cargos políticos.
d)
c) ----------O termo cidadania associado
a igualdade de direitos só surgiu com o pensamento iluminista, no mundo
moderno.
e) ------------Hoje
cidadania está associado ao exercício de todas as formas de direito(político,
econômico e social)
f)
3- Você acha que o
povo brasileiro realmente tem seus direitos políticos, econômicos e sociais
assegurados? Justifique?
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4- Após estudos,
iremos até o laboratório de informática para pesquisarmos um pouco mais sobre 50 anos Golpe Militar. J
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Nas sexta feira 04/03/2014 iremos assistir o filme: A menina que roubava livros.
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