31 de mar. de 2014

Aula especial: 01de abril.. marco importante para história do Brasil

Golpe Militar

Plano de aula


Objetivos Gerais:
·       Identificar várias interpretações da História sobre o mesmo fato.
·       Comparar fatos históricos.
·       Situar no espaço e tempo a época do regime militar no Brasil.
·       Planejar e executar com clareza a socialização de ideias trabalhadas em grupo.
Objetivos Específicos:
·       Promover a reflexão sobre as diferentes opiniões existentes em relação ao período iniciado em 1964.
·       Refletir e discutir em sala de aula sobre as mudanças políticas ocorridas no período da ditadura até o período atual.

. Compreender Cidadania e Constituição do Brasil.

Justificativa: 50 anos do Golpe Militar, marco histórico do Brasil. Nossos alunos não podem passar por essa data sem ao menos compreender o qual  a importância dessa data.

Recursos didáticos:

Slides/ Data show
Atividades impressas
Pesquisa em laboratório

Conteúdo e atividades:

CONSTITUIÇÂO DO BRASIL: ”ART 14” (BRASIL, 1988).
“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o pleno exercício dos direitos políticos;
III - o alistamento eleitoral;
IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;
V - a filiação partidária;
VI - a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
          
Atividades:
1- A Constituição do Brasil – em seu artigo 14 – oferece as informações acima. Veja e responda as questões abaixo:
a)     Qualquer pessoa pode ocupar o cargo de prefeito ou existem restrições?


b)    Quem pode votar para prefeito e vereador?


c)     Que restrições são feitas aos analfabetos? Por que se diz que ele não é um cidadão pleno?


d)    Qual a idade mínima para uma pessoa se candidatar aos cargos  políticos?


e)     Quais são as condições para uma pessoa se tornar elegível?



f)     O que é voto facultativo e que pessoas se beneficiam dessa lei?













CIDADANIA:
Cidadania [latim civitas, significa "cidade"], é um conjunto de liberdades e obrigações políticas, sociais e econômicas ao qual um cidadão está sujeito em relação à sociedade em que vive.Cidadão "[De cidade + -ão], indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. (Dicionário Aurélio)".
1-. O conceito de cidadão grego – a partir do ano 594 a.C. - associa-se ao modelo de organização política ateniense no qual os nascidos em seu território tinham a prerrogativa de participar diretamente das decisões políticas da cidade. Esta fórmula, entretanto, não entendia como iguais todos os moradores daquela cidade-estado restringindo a cidadania aos homens livres. Em Roma o termo cidadão não apresentava o mesmo principio de igualdade observada na Grécia existindo uma separação de ordem social reservando aos chamados patrícios o direito de ocupar cargos de governo.                                                                                                                                                
2-. O cidadão moderno – A partir do enfraquecimento do estado absolutista observaremos a ideia de cidadania associada ao principio da igualdade entre as pessoas ao contrário do fundamento de privilégios característica dos regimes monárquicos europeus até o final do século XVIII. A ideia de igualdade, presente, sobretudo no chamado pensamento iluminista, nasce amparada nos princípios do liberalismo econômico baseada, portanto, na ação do indivíduo em busca das melhores condições para a sua sobrevivência.
3-. O termo cidadania, em nossos dias, está associado ao exercício pleno dos direitos políticos, econômicos e sociais da pessoa cuja aplicação está associada diretamente a forma de organização do estado.



1-     Sobre o texto acima marque as afirmativas verdadeiras.
2-        
a)     -----------Em Atenas todos os moradores da cidade eram considerados cidadãos.
b)        
c)     -----------Em Roma só os patrícios tinham direito de ocupar cargos políticos.
d)        
c)     ----------O termo cidadania associado a igualdade de direitos só surgiu com o pensamento iluminista, no mundo moderno.

e)     ------------Hoje cidadania está associado ao exercício de todas as formas de direito(político, econômico e social)
f)         
3-     Você acha que o povo brasileiro realmente tem seus direitos políticos, econômicos e sociais assegurados? Justifique?






4-     Após estudos, iremos até o laboratório de informática para pesquisarmos um pouco mais sobre  50 anos Golpe Militar. J

 Nas sexta feira 04/03/2014 iremos assistir o filme: A menina que roubava livros.

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